STORYBOARDS

O storyboard para filme publicitário foi o meu primeiro trabalho, minha primeira escola.
O objetivo é apresentar a idéia de um filme de 30" para um cliente.
(os exemplos que seguem abaixo estão misturados - um filme completo é desenhado em média de 8 a 12 quadros).

Onde comecei, na agência Young & Rubicam, havia um diretor de arte - grande Luís Larghero - que fazia um desenho meio humorístico e simplificado, porém sabia como ninguém criar uma iluminação bem convincente, fotográfica, com poucos recursos (ele usava um canetão importado, um "marcador" de layout).

Por isso meu traço caricato foi aceito, e pude desenvolver um jeito levemente cômico e ágil de marcar storyboards, diferente do storyboard tradicional.
Minha especialidade são os filmes engraçados ou sensíveis que precisam mostrar gente interagindo, muita expressão, mudanças de humor, reações emocionais. Enfim, gente.

(clique nas imagens para ampliar)


Dizem que a publicidade cria um mundo de faz-de-conta. Isso não é bem verdade...
Inúmeras vezes um filme começa com pieces of life, pedaços da vida comum, cenas do cotidiano, a vida normal.

Mas de repente algo muito louco e inesperado acontece...


Entra em cena o produto! Os seus problemas acabaram! (e os da agência também).

Hora do desejo, do appetite appeal, da degustação, do prazer e dos benefícios que só o produto XPTO pode proporcionar a você e sua família.



Êxtase! Orgasmos múltiplos!
Cenas de consumo explícito!

E, finalmente, o filme se encerra com o pack shot, que é a última chance de gravar na mente do telespectador a embalagem, a linha de produtos, o logotipo, a marca que já faz parte da sua vida.
O cliente em casa mal pode esperar para desligar a TV e ir correndo comprar XPTO antes que acabe!!! :)

(os desenhos acima foram realizados para as agências Dentsu, DPZ, McCann da Áustria, Publicis Norton, TBWA-BR e Z+.
Não mostramos os filmes completos para proteger as idéias, algumas inéditas).

32 comentários:

  1. Muito legal! Curti a abertura com o desenho da bicharada toda, inclusive o Gordo. A cara da cachorrada tá impagável. O tênis com dez quilos de borracha em cada pé, também.

    ResponderExcluir
  2. aha!
    se eu não vejo no site do érico, eu não encontrava isso aqui.

    ResponderExcluir
  3. mas qual é mesmo a diferença entre cartum e charge?

    hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Faaala Spaca.... puts, legal achar seu blog
    vo te adicionar no meu lá ok?
    abração fera

    ResponderExcluir
  5. Orra, Spacca! Não sabia que voce tinha blog! Por favor...Faça mais posts!
    Legal também ver o blog do Jubiabá, já que comecei a ler um livro do jorge Amado na semana passada. Universo fantastico o dele! Seria uma mera coincidencia?

    Até!

    ResponderExcluir
  6. Olá Spacca!
    Adoro o seu trabalho! Li e reli D.João Carioca que acabou virando meu livro de cabeceira. Gostaria de convidá-lo a visitar meu blog de tiras: domingostiras.blogspot.com . Seria ótimo ter a sua opinião sobre o meu trabalho.
    Obrigado e voltarei mais vezes para conferir o seu ótimo trabalho!

    Abraço,

    Ed Carlos

    ResponderExcluir
  7. Finalmente um blog...rsss
    parabéns Spacca!!
    tá linkado!!
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Ah! Você também tem um blog, então?
    A propósito de story board, seu trabalho, que é amplamente aceito há décadas, foge bastante do estilo padrão convencional dos story boards publicitários.
    Algum cliente já falou alguma coisa disso?

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, Spacca! Conheço o seu trabalho desde o Níquel Náusea e fiquei muito feliz com esse blog! Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Sapcca!!!!
    Que bom saber de vc! Obrigado pelo carinho. Essa turma tá me ajudando muito na divulgação da sacanagem comigo. O corneteiro é um trabalho especial e está sendo tratado por essa corja como se fosse nada. Inveja, prepotência e incompetência movem os frustrados de plantão.
    Obrigado pelo voto!
    Quando vier ao Rio me avise pra tomarmos um chope.
    Forte abraço
    Ique

    ResponderExcluir
  11. Grande Spacca! Cara, muito sensato o seu comentário. De fato acho que todo humorista em algum momento cometeu exageros na hora de fazer humor ou brincar com coisa séria. Tem sempre algum rolo desses de tempos em tempos (lembra do Tiririca? o cara quase foi linxado pelo movimento negro...). Acredito mesmo que, independente das nossas leis, Helio de La Peña não mais faria humor daquela forma, mas me incomodou o fato dele criticar seu colega humorista como se ele mesmo nunca tivesse brincado com o tema. Todos esses caras que exploram o besteirol já caíram no exagero. Mas é aquilo, sempre que alguém numa emissora (sem ser a Globo) ganha audiência, vem um sabichão e descobre algo politicamente incorreto (vide o caso do Silvio com a menina Maisa, e a Sabrina Sato de langerie sendo obrigada a mudar de horário porque os "censores" acharam inadequado, enquanto isso no Zorra Total sempre aparece mulher de calcinha...) Rola muita hipocrisia nisso tudo.
    Mas é isso... Enquanto os ilustríssimos senadores continuam mamando naquela teta, eu estou incluindo seu blog entre meus favoritos. Aliás, dá uma atualizada aí! Imagino quantas coisas legais (fotos, desenhos, esboços, etc...) você tem aí pra deixar a gente morrendo de inveja!
    Acho que esse ano eu vou ao Salão de Piracicaba de novo. Você estará lá? Se estiver, nos vemos lá.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu amigo Spacca!
    Cara, será que você se perdeu aí por Sampa também? Aí tem linha vermelha? Rererê...
    Já vim aqui várias vezes e continuo vendo os mesmos velhos e bons desenhos, mas cadê os outros miletantos que voce já deve ter desenhado???
    Seria legal colocar auqeles bastidores de estuods dos personagens. Achei genial você ter colocado nos seus livros. O Debret eu já tenho, só faltam os outros dois. Rererê...
    Sacumé, né, vida de artista do traço... às vezes num dá pra comprar direto na livraria... o Debret encontrei num sebo.

    Abração e $UCE$$O sempre!

    ResponderExcluir
  13. Olá Spacca!
    É muito interessante ver o trabalho e os estudos que foi feito em cima da arte da capa e da obra em geral, deve ter dado um trabalhão! No final é super gratificante não é mesmo?
    Daqui á pouco eu e a Sueli estaremos na HQMIX para prestigiar e ver de perto esta obra-prima!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Olá Spacca,

    Parabéns por mais esse álbum de HQ!
    Gostei muitíssimo da capa. Li o making of . Como você trabalha, cara! Quando li “Lanterna dos afogados” gostei mais ainda. Eu adoro essa frase! É muito forte. A capa ficou romântica e repleta de mistérios. Quero ler até o fim.

    Muito sucesso no lançamento!

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  15. Olá,


    Parabéns pelo Blog, sou seu fã de longa data!....gostaria de convidá-lo a visitar o nosso....minervapop.blogspot.com
    Valeu!
    Anselmo - SP

    ResponderExcluir
  16. Parabens Spacca como já te falei em tempos passado voce é maravilhoso no que faz, inteligente e possui uma sabedoria divina, sucesso pra voce hoje e sempre!

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  17. Spacca: - caros amigos,
    muito obrigado pelas visitas e mensagens.
    que blogueiro mais sem-vergonha que eu sou...
    só cuidei mais ou menos no blog Jubiabá, porque era o trabalho que mais tinha me absorvido nos últimos tempos.
    Céu, meu storyboard tem sido aceito por certos publicitários, depende da percepção dele, de quem apresenta... em geral quem pede, já tem em mente algum roteiro meio engraçado, então não tem choque.
    Alexandre e Sueli, grande abraço pra vocês!
    Nei, o Santô já achei em sebo, mas estava caro ainda. Vamos aguardar mais um pouco :)
    Vou fazer uma pausa para visitar os blogs recomendados...
    abraços, spacca

    ResponderExcluir
  18. massa Spacca!sou o Pedro filho do Cobiaco eu tava no lançamento do livro...curti a historia do horacio...continue postando ai!

    ResponderExcluir
  19. Oh
    Spacca de blog!
    Bom isso
    voltarei mais vezes

    abraços
    http://guabiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. muzimboy disse...
    Pó cara, esses desenhos são muito legais!
    Meu nome é Rodrigo sou cartunista aprendiz e eu queria saber se é essa a sua profissão e se vale a pena seguir essa carreira. Se puder me ajudar no meu processo de crescimento professionalizante, eu muito agradeceria.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Tudo bem espacca gostaria muito que voce me desse algumas dicas para mim e meus trabalhos de quadrinhos por favor isso seria importantissimo para mim .
    se voce puder mandar esssas dicas coloque um comentario no meu blog em qualquer postagem , o endereco é:http://cerebroaceso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. haaa spacca por favor mande para mim seu endereco residencial para quem sabe eu mande algum trabalho meu pra voce .
    eu moro em Livramento de nossa senhora bahia , patos .por favor spacca voce nao sabe como seria importante se vc me ajudasse.
    um abraco de seu fãnzao

    ResponderExcluir
  23. valeu visitar seu blog através do link no blog do rico bomtrabalho garoto visite e colabore com o meu blog !

    ResponderExcluir
  24. Nobre Cartunista, percebo, muito embora não seja nenhum expert nessa área mais um grande apreciador da arte, que seus traços são tendenciosos, pois, grande exemplo disso é quando elabora caricaturas dos Min do STF e quando caricaturiza outros personagens de menor vulto com traços até depreciativos, não é nada pessoal, apenas uma crítica. Pois você poderia ser mais isento, mais artista, sem puxa-saquismo...pois arte é arte não importa o perssonagem.

    ResponderExcluir
  25. Ilustrações ótimas!
    Parabéns!
    Visite o meu blog também: http://brunocomotti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Tenho acompanhado seus últimos trabalhos, meus parabéns você tem se superado.

    ResponderExcluir
  27. MARAVILHOSO seu trabalho!

    To sempre por aqui acompanhando, quando puder dê uma passada no meu simples espaço www.roaliproducoes.blogspot.com

    Será um grande prazer te-lo por lá.
    Parabéns pelos grandes trabalhos, é realmente de se emocionar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  28. PARABÉNS PELO TRABALHO SPACCA!

    SUCESSO 2011!

    LUIS ANTONIO BARCELOS

    BLOG: CARTUMEVOZ.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  29. prezado Julio Cesar,
    se quiser tirar alguma duvida em especial, escreva para o meu email, veja lá em cima.

    prezado Talmo Oliveira,
    você deve acompanhar o site Consultor Jurídico. Sim, é verdade que algumas caricaturas estão mais caprichadas que outras; isto se deve a vários fatores.
    Um deles é o pedido expresso de meus clientes, pois esta é uma arte dirigida e sou um prestador de serviço. Neste caso, aconteceu uma vez de um ministro do STF estar comemorando X anos e o pessoal do Conjur me pediu um desenho em homenagem.
    Também, quando faço caricaturas de mulheres, procuro pegar leve e não acentuar detalhes como papada no queixo e outros sinais da passagem do tempo. Aqui não tenho desculpas, não sou isento mesmo.
    Outra razão é que mudei o estilo das caricaturas com o passar dos anos. Se vc comparar algum desenho mais antigo com o de hoje, poderá notar que as caricaturas estão mais realistas e viraram até uma espécie de pintura (especialmente nesta virada de ano 2010-2011). Trata-se apenas de um exercício, inspirado em alguns mestres que admiro, como o grande ilustrador Benício - por este, sim, vc pode me imputar puxa-saquismo porque o cara é um mestre das artes.
    Mas não refletem nenhum desejo de bajular, ou respeitar, ou até temor, em relação a este ou aquele retratado.
    abraços sp

    ResponderExcluir
  30. Com certeza um óóóótimo artista!!! Parabéns;

    ResponderExcluir
  31. Parabéns Spacca!
    Belíssimas ilustras!
    Admiro muito seu trabalho!
    Estou seguindo seu blog e voltarei mais vezes.
    Grande abraço.
    Monico

    ResponderExcluir
  32. "Parabéns Spacca!
    Belíssimas ilustras!
    Admiro muito seu trabalho!
    Estou seguindo seu blog e voltarei mais vezes.
    Grande abraço."
    :)

    Como o Laerte, o que admiro em seu trabalho é o 'movimento' que vc imprime em seus desenhos. Claro que, deduzo, é você uma pessoa sensível (o que esclareceu acima, no texto), que gosta de estar o mais 'dentro' possível de um acontecimento; coisa que vc passa com muita leveza e bom humor.
    O admiro muito, meu velho. Muito, e a muito!
    Seu 'Grandes Personagens da História', cartoons, etc. todos muito legais!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir